De todo TEU intelecto!
Leitura de hoje: Marcos 12:28-34
Chegando um dos escribas, que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta, perguntou-lhe: — Qual é o principal de todos os mandamentos?
Jesus respondeu: — O principal é: “Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.”
O segundo é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”Não há outro mandamento maior do que estes.
Então o escriba disse: — Muito bem, Mestre! E com verdade o senhor disse que ele é o único, e não há outro além dele,
e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e com todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
Vendo Jesus que o escriba havia respondido sabiamente, declarou-lhe: — Você não está longe do Reino de Deus. E ninguém mais ousava fazer perguntas a Jesus.
Ao ser interpelado pelos escribas a respeito do principal mandamento nosso Senhor invoca o texto de Dt 6:5 e o revigora, incluindo o entendimento, ou seja, a mente aos esforços do coração e da alma. No texto veterestesmentario a mente já estava subentendida, pois o coração e a alma eram para o judeu o lugar de entendimento, mas é destacável como Jesus a traz para o resumo da lei – agora a plateia é diversa – e com isso destrói a irracionalidade de nossa fé e valoriza o pensamento.
Você precisa de sua mente, precisa entender, precisa pensar para amar a Deus com todo coração, de toda sua alma e com todas as suas forças e o Criador tanto sabe disso, que revelou a Paulo em 1 Co 2:16 – “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Muito me entristece saber que ainda hoje existam igrejas que desvalorizam o intelecto, suprimindo esse dom em prol de uma espiritualidade mística, irracional e contrária as Escrituras. Oremos por mudança!
John Stott em seu “Crer é Pensar” nos diz que a Fé não é a ação de crer no nada ou um salto no escuro, mas sim a confiança no caráter imutável de Deus. Precisamos lembrar também que Paulo registra que é em Deus que vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17:28), já Sproul em seu “Filosofia para Iniciantes” nos diz: “Não pensar é impensável (para o cristão)”.
Usemos nossas mentes para Glória de Deus.
Abraços,
Suell Ceschin