A harmonia entre a serpente e a pomba!
Série: O Evangelho de Mateus – Por Suell Ceschin
Eis que eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede sensatos como as serpentes e inofensivos como as pombas. MT 10:16 BKJ 1611
Temos aí um texto intrigante, em apenas um versículo nosso Senhor cita quatro animais que frequentemente aparecem nas Escrituras e representam posturas opostas:
🐺 O Lobo – Figura que nos remete a uma ameaça, em João 10 nosso Senhor nos alerta sobre lobos também, eles representam falsos profetas, falsos ensinos, uma ameaça a Palavra e ao povo de Deus, pois nos afastam da verdadeira doutrina.
🐑 A ovelha somos nós, o rebanho do bom Pastor. A aparência frágil e dócil pode esconder a teimosia e a falta de discernimento em entender o que é certo e o que errado, o que nos faz presas fáceis, mas temos as Escrituras inspiradas e reveladas pelo Espírito Santo para nos guiar.
🐍 A serpente, velha conhecida do homem aparece neste texto de Mateus com uma boa característica, pois afinal é um animal também criado por Deus, ela é sensata (BKJ) , astuta (NVI) ou prudente (ARA),
🕊️ Finalmente a pomba, um símbolo que nos leva a uma ideia de paz, de mansidão e inocência.
Importante entender que Jesus expõe neste texto uma série de alertas para seus 12 discípulos as vésperas do envio deles a percorrer Israel em busca das ovelhas perdidas (Mt 10:6). É fenomenal como o teor destes alertas ultrapassam o tempo espaço e representam ameaças que os cristãos viveram em toda história e ainda vivem em 2020, ainda é mais incrível constatar que Jesus nos equipa na verdade, sim, não será fácil, mas vocês vão em meu Nome.
Mas e os animais?
Os lobos estão por aí, em toda a parte, eles enchem templos e enganam pessoas com um evangelho que não anuncia o pecado e muito menos o caminho do Calvário, não se fala sobre arrependimento, deturpam as Escrituras para bem servir a seus próprios desígnios, com isso afastam as ovelhas do rebanho do verdeiro pastor.
Precisamos ouvir nosso mestre Jesus e sermos sensatos como a serpente. Sabendo reconhecer o que não é evangelho e conscientes de que prudência sem o Espírito Santo é só astúcia (lado B da serpente, rs), é aí que a figura da pomba nos orienta, os filhos de Deus são sensíveis e sem malícia como a frágil ave, ao menos é isso que se espera.
Paulo deu a mesma orientação a igreja em Roma quando disse: “Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.”
Romanos 16:19
Vamos orar:
Pai de amor e de bondade nos ensina a viver esse texto em sua integridade. Sermos atentos, prudentes e termos discernimento para reconhecer o que é bom e o que é mal. Limpa e purifica nossos corações, nos ensina a ser mansos como o Senhor foi. No Nome Santo de Jesus te bendizemos e louvamos. Amém.